Matéria > Saúde

Paquetá: Começa a Semana de Mobilização de Saúde na Escola

  • 24/04/2018
  • Marcos
  • 307
PMSP-IMG-4996f7814e9056abd56.jpg

Teve inicio nessa segunda - feira, 23/04, e segue até do dia 27 de abril em todo o país a Semana Saúde na Escola, que este ano trouxe como tema "enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil e a importância da utilização da caderneta de saúde da criança.". Em Paquetá do Piauí, a Prefeitura Municipal, iniciou as atividades ontem, 23/04, em algumas escolas da rede municipal de ensino, na zona urbana e rural da cidade. Os encontros foram realizados nas localidades: Ponta da Serra, Canabrava, Cajazeira e em Paquetá.

Uma equipe multidisciplinar formada por profissionais do Núcleo de Apoio de Saúde da Família – NASF estão percorrendo as instituições realizando atividades voltadas para a temática com alunos, professores e a comunidade local. Entre as atividades previstas estão a realização de palestras sobre o tema, a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e a promoção de dinâmicas sobre alimentação saudável.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) de cada região. “Os profissionais de saúde estão visitando as escolas e realizando atividades educativas com os alunos, como produção de cartazes e redações sobre o tema”, conta Ytallo Rangel Dias, coordenador do NASF. “O objetivo é que, além de aproximar os profissionais da Atenção Primária da escola, as ações previnam diversos agravos à saúde e passem a fazer parte do cotidiano dos estudantes”, completa ela.

Programa de Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!