Matéria > Saúde

Secretaria de Saúde de Paquetá faz mutirão para combater o mosquito Aedes Aegypti

  • 30/04/2018
  • Marcos
  • 317
PMSP-IMG-59387cb3ba539af580b.jpg

Um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti percorreu as ruas e avenidas de Paquetá do Piauí, na manhã desta segunda - feira (30). A força-tarefa envolveu profissionais das secretarias de saúde, educação e assistência social, que realizaram ações de conscientização e de combate ao mosquito, vetor de transmissão da dengue, Zika Vírus, Chikungunya e febre amarela. A programação incluiu panfletagem e visitas a residências, comércios, terrenos baldios e prédios públicos.

“Dezenas de funcionários estão indo de casa em casa, munido de material informativo, luvas e sacos de lixo, realizando visitas em áreas de risco e panfletagem no comércio e prédios públicos da cidade, todos devidamente identificados. A ação contou também com o apoio dos profissionais de limpeza publica, nós enquanto  prefeitura estamos fazendo o nosso papel e com a ajuda de todos iremos vencer a luta contra esse mosquito que causa tantos prejuízos a nossa população”, afirmou a secretária municipal de saúde, Maria dos Remédios (Lili).

Dividido em seis frentes de trabalho, o grupo levou panfletos e orientou moradores sobre as formas de prevenção e combate. Focos do mosquito foram identificados em vários pontos da cidade, em residências e comercio local. A ação foi bem recebida pela população, que ouviu atentamente às equipes de trabalho e reconheceu a importância de intensificar o combate. "É preciso o envolvimento de todos. As pessoas precisam se conscientizar ainda mais", ressaltou a dona de casa Maria dos Santos.

A enfermeira Conceição Portela fez uma avaliação positiva desta ação, “A secretaria municipal de saúde uniu forças com as demais secretarias para que dar um basta na dengue que é uma doença de alta relevância e de alta incidência em nosso Brasil, em nosso estado e aqui no Paquetá do Piauí, então hoje é um dia de mobilização, onde nós estamos realizando visitas nas residências, porque as pesquisas apontam que os maiores focos de dengue é intradomiciliar, estamos distribuindo panfletos e fazendo um apelo a população que ande de mãos dadas conosco para que a gente possa estar combatendo o mosquito Aedes aegypti, combatendo os focos, nós sabemos que o mosquito não só transmite a dengue mas transmite a zika, Chikungunya e hoje a grande novidade também é que o mosquito pode causar  febre amarela, essa é a nossa preocupação”,  disse.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!