Matéria > Saúde

Idosos de Paquetá do Piauí recebem dose da vacina contra gripe

  • 10/05/2018
  • Marcos
  • 343
PMSP-IMG-4547319d45e8ba13539.jpg

Aproximadamente 100 idosos de Paquetá do Piauí e das localidades Barrocão e Canabrava tomaram a dose da vacina contra a gripe. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (10/05), na Unidade Básica de Saúde Roberval de Moura e faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza promovida pelo Ministério da Saúde. A turma da melhor idade foi recebida com um delicioso café da manhã. A mobilização começa no dia 23 de abril e seguirá até 1º de junho, sendo sábado (12 de maio), o dia de mobilização nacional.

“Quem faz parte do grupo de risco e ainda não se vacinou tem uma ótima oportunidade neste sábado, dia 12, será realizado o Dia D de Vacinação. As unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população contra a doença. A nossa equipe está pronta e para ser imunizado, basta comparecer a uma unidade com a carteira de vacinação e documento de identificação”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Maria dos Remédios (Lili) .

O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). É contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para quem tenha alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!