Matéria > Saúde

Paquetá: Dia D de vacinação contra a gripe movimenta unidade de saúde

  • 13/05/2018
  • Marcos
  • 354
PMSP-IMG-32b1e05c18ba5b978fc.png

Preocupados com a ameaça da gripe H1N1, o dia “D” de vacinação neste sábado (12/05) lotou a Unidade Básica de Saúde Roberval de Moura, lno município de Paquetá do Piauí que funcionou das 8 às 17 horas, de idosos, mães com crianças e grávidas. Quem tomou a vacina pela primeira vez foi a pequena Elvira Ramos, de apenas um aninho, que chorou apenas na hora da agulha. “Tomei a vacina quando ainda estava grávida e não poderia deixar de imunizar minha filha. É muito importante principalmente para prevenir”, diz a mãe Gleciane Pinheiro.

Ângelo José de Olveira, de 65 anos, também saiu da unidade de saúde imunizado. “Com a idade, a nossa imunidade vai ficando mais baixa, então todo ano eu tomo, nunca falhei. Eu acho que todos que fazem parte das prioridades deverian tomar", frisa.

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza – o vírus da gripe encerra no dia 01 de junho. Devem ainda receber a vacina crianças com 6 meses até 5 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos de idade, gestantes, professores das redes publicas e privadas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, e outras condições clínicas especiais,  população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina disponível na rede pública, conhecida como trivalente, protege contra os vírus A/Califórnia (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. Segundo a secretária municipal de saúde, foi disponibilizado para a população equipes de vacinação para atender a população. “Quem ainda não recebeu a vacina contra a gripe tem até o dia 1 º de junho para procurar uma a nossa sala de imunização, a nossa meta é vacinar todos que se enquadram na camapnha, todos os anos alcançamos a meta estipulada pelo ministério da saúde”, informou Maria dos Remédios (Lili).

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!