Matéria > Saúde

Carreta Ponto Final da Hanseníase atende centenas de pacientes em Paquetá do Piauí

  • 27/05/2018
  • Marcos
  • 367
PMSP-IMG-8002fc173f0501f44f6.png

Nos dia 24 e 25 de maio, dezenas de paquetaenses receberam atendimento de prevenção e tratamento contra a Hanseníase através da Carreta da Saúde Ponto Final Hanseníase. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde e executada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou consultas dermatológicas, avaliação de manchas na pele e realização de baciloscopia. Todos os procedimentos foram gratuitos e disponíveis para toda a população

Durante os dois dias, aproximadamente 450 pessoas foram atendidas pela equipe de profissionais da saúde. Pacientes de localidades próximas, como Barrocão, Ponta da Serra e Pai Amaro também, dentre outros também foram atendidos. A unidade móvel atendeu na praça principal da cidade onde foram feitos alguns diagnósticos da doença e iniciados os tratamentos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maria dos Remédios (Lili), a administração do prefeito Thales Pimentel tem a saúde como uma das principais prioridades de sua gestão. “Essa é uma oportunidade para que a população de Paquetá possa se consultar e receber orientações a respeito da hanseníase, os pacientes aqui diagnosticados com a doença foram orientados a realizarem o tratamento e encaminhados para Unidade Básica de Saúde mais próxima, em casos mais avançados, para a unidade de referência em Picos”, disse Maria dos Remédios (Lili, secretária de saúde.

A carreta funciona com cinco consultórios e um laboratório para diagnóstico e faz distribuição gratuita de medicamentos. Durante atendimento, os pacientes passam por consultas médicas e são avaliados através de exames e testes de sensibilidade.

Sobre a doença

A Hanseníase ataca principalmente a pele e os nervos, podendo afetar os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas ou nos olhos. A doença pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças. É transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato próximo e prolongado. Pessoas com hanseníase param de transmitir a doença imediatamente depois que iniciam o tratamento.

No caso de suspeita da doença o paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!