Matéria > Saúde

Paquetá: Reunião define estratégia de vacinação contra pólio e sarampo

  • 02/08/2018
  • Marcos
  • 278
PMSP-IMG-cd075299a963799b97d.png

A Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, está concluindo os preparativos finais para a realização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Na manhã dessa quarta-feira, 01/08, técnicos, enfermeiros, operadores de sistema e agentes comunitários de saúde se reuniram para discutir e definir estratégias para a execução da campanha que acontece simultaneamente neste mês em todo país. A grande ação está programada para ocorrer entre os dias 6 e 31 de agosto. O Dia D da Vacinação, quando há uma mobilização e um alerta ainda maior sobre a questão, será no dia 18 de agosto.

“A reunião teve como objetivo principal discutir questões a respeito da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite que será realizada durante esses próximos dias, enfatizando a importância da promoção e prevenção da saúde e o calendário das crianças estarem em dia”, ressaltou Maria dos Remédios (Lili Portela), secretária municipal de Saúde.

Devem ser vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo crianças de 1 ano e menos de 5 anos. Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa – etária estabelecida, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso a criança irá receber um outro reforço.  Jackellynne Gonçalves, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, convoca os pais ou responsáveis a levarem as crianças aos postos de vacinação.

Visando um atendimento mais humanizado, a pasta realizou também uma capacitação para os profissionais das unidades básicas de saúde que atuam na Atenção Básica. O curso foi voltado para qualificar a manusear o ESUS – novo sistema eletrônico do Ministério da Saúde.  “Espera-se, com a capacitação, que os profissionais utilizem todas as funcionalidades da estratégia SISAB/e-SUS alinhadas com a reestruturação geral dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, favorecendo a qualificação da Atenção Básica, em busca de um Sistema Único de Saúde eletrônico”,  finalizou Jackellynne Nunes, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família.  

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!