Matéria > Assistência Social

Paquetá realiza VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • 28/11/2018
  • Marcos
  • 442
PMSP-IMG-1c0d25ef093c93a8b8f.jpg

Nos dias 26 e 27 de novembro, segunda e terça – feira respectivamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Paquetá do Piauí, junto ao Conselho Tutelar e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". O evento, realizado na quadra poliesportiva Francisco Rodrigues da Silva, reuniu representantes de diversos setores da sociedade, como a presidente do CMDCA Joelma Campos, a secretária de assistência social Daniela Nunes, a presidente do conselho tutelar Petrônia Borges Leal, o vereador Francisco Custódio, representantes de entidades, além de crianças, jovens e pais.

A conferência foi aberta no início da noite desta segunda-feira, 26 de novembro, com o credenciamento dos participantes e formação da mesa de honra. Aberta oficialmente o evento, aconteceram apresentações culturais conduzidas por crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e assistidas pelo Programa Criança Feliz. Crianças do Programa Criança Feliz deram início com a apresentação “Borboletinha”, sendo seguidas por crianças do SCFV que destacaram em sua dança “Os direitos da Criança”. Os adolescentes do NUCA também se apresentaram ressaltando “Os direitos dos Adolescentes”, e por fim, houve a apresentação da dança da Leseira, conduzidas por um grupo de Quilombolas da Custaneira.

A abertura deste ano, contou também, com uma apresentação cultural dos quilombolas. A conferência tem por objetivo geral mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas apara a afirmação do principio da proteção integral de crianças e adolescentes nas politicas publicas, fortalecendo as estratégicas/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

Nesta terça-feira, 27, o evento foi reiniciado com uma palestra proferida pela assistente social, Jakeline Borges, que explanou sobre o tema central da conferência, que foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A programação seguiu com trabalhos em grupos, onde foram debatidos os cinco eixos temáticos que nortearam a elaboração das propostas em prol da criança e do adolescente. No final houve a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, e entrega dos certificados para os participantes.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Paquetá do Piauí, Daniela Nunes, a gestão municipal buscou com a realização da conferência melhorar as ações. “A gente realizou esta VI Conferência Municipal em prol da melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes propondo estratégias e ações que possam ser tomadas neste sentido. Buscamos reunir o máximo da sociedade civil organizada para que todos juntos pudéssemos elaborar estas propostas”, disse.

 

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!