Matéria > Assistência Social

Paquetá realiza VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • 28/11/2018
  • Marcos
  • 66
PMSP-IMG-1c0d25ef093c93a8b8f.jpg

Nos dias 26 e 27 de novembro, segunda e terça – feira respectivamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Paquetá do Piauí, junto ao Conselho Tutelar e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". O evento, realizado na quadra poliesportiva Francisco Rodrigues da Silva, reuniu representantes de diversos setores da sociedade, como a presidente do CMDCA Joelma Campos, a secretária de assistência social Daniela Nunes, a presidente do conselho tutelar Petrônia Borges Leal, o vereador Francisco Custódio, representantes de entidades, além de crianças, jovens e pais.

A conferência foi aberta no início da noite desta segunda-feira, 26 de novembro, com o credenciamento dos participantes e formação da mesa de honra. Aberta oficialmente o evento, aconteceram apresentações culturais conduzidas por crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e assistidas pelo Programa Criança Feliz. Crianças do Programa Criança Feliz deram início com a apresentação “Borboletinha”, sendo seguidas por crianças do SCFV que destacaram em sua dança “Os direitos da Criança”. Os adolescentes do NUCA também se apresentaram ressaltando “Os direitos dos Adolescentes”, e por fim, houve a apresentação da dança da Leseira, conduzidas por um grupo de Quilombolas da Custaneira.

A abertura deste ano, contou também, com uma apresentação cultural dos quilombolas. A conferência tem por objetivo geral mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas apara a afirmação do principio da proteção integral de crianças e adolescentes nas politicas publicas, fortalecendo as estratégicas/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

Nesta terça-feira, 27, o evento foi reiniciado com uma palestra proferida pela assistente social, Jakeline Borges, que explanou sobre o tema central da conferência, que foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A programação seguiu com trabalhos em grupos, onde foram debatidos os cinco eixos temáticos que nortearam a elaboração das propostas em prol da criança e do adolescente. No final houve a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, e entrega dos certificados para os participantes.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Paquetá do Piauí, Daniela Nunes, a gestão municipal buscou com a realização da conferência melhorar as ações. “A gente realizou esta VI Conferência Municipal em prol da melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes propondo estratégias e ações que possam ser tomadas neste sentido. Buscamos reunir o máximo da sociedade civil organizada para que todos juntos pudéssemos elaborar estas propostas”, disse.

 

Facebook
Instagram