Matéria > Saúde

UBS Pedro Dias de Alencar realiza palestra sobre Saúde Bucal para crianças.

  • 06/02/2019
  • Marcos
  • 359
PMSP-IMG-9b6510e73eb2aa18ba7.png

A importância de ter uma boa saúde bucal foi tema de uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde na Unidade Básica Pedro Dias de Alencar no povoado Pai Amaro, zona rural da cidade de Paquetá do Piauí. Na manhã desta quarta-feira, 06/02, dezenas de crianças com idade entre 2 e 10 anos participaram de palestra, sobre boca suja e boca limpa, escovação correta, aplicação de flúor e vídeos explicativos encheram a manhã da criançada.

O bate-papo foi conduzido pela dentista Valéria Moura e pela auxiliar Luciana Barboza, que falaram sobre a maneira correta para escovação e prevenção de doenças, além da importância da escovação após as refeições, e os fatores que provocam as cáries. Após a palestra, as crianças receberam a aplicação de flúor. De acordo com a dentista, foram apresentadas palestras educativas, rodas de conversa, jogos, filmes e demais atividades lúdicas programadas para as diferentes faixas etárias dos pequenos.

“Nós tratamos sobre as doenças que mais prevalece nas crianças, como por exemplo, cárie dentária, alimentação saudável, alimentos cardiogênicos, escovação e o uso do fio dental corretamente, limpeza da língua e orientações de quantas vezes deve-se escovar os dentes para impedimento de proliferação de caries”, ressaltou, Valéria Moura.

A atividade contou com o apoio de toda a equipe da Unidade Básica de saúde.  Para a enfermeira responsável pela UBS, Amanda Portela, os resultados dessas atividades são excelentes e fazem com que as crianças aprendam e levem a informação aos pais, se transformando em multiplicadores. “Ensinar as crianças a cuidarem dos dentes é um investimento que traz benefícios para o resto da vida, pois cria hábitos saudáveis e estimula o cuidado pessoal”, ressaltou.

A criançada aprendeu direitinho como cuidar dos dentes, a exemplo da Ana Klara, de apenas 5 aninhos: “eu gostei muito do que a tia falou, agora vou escovar os dentes direitinho,”.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!