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Curso para reforçar acolhimento e classificação de risco é promovido em Paquetá do Piauí

  • 09/03/2019
  • Marcos
  • 55
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“O Acolhimento é uma ferramenta utilizada para organizar o trabalho das equipes de saúde, sendo norteador para a efetividade e garantia de um acesso humanizado e qualificado aos usuários do sistema de saúde”. Com base nisso, nesta sexta – feira, o8 de março, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, órgão ligado a Prefeitura de Paquetá do Piauí, participaram de um curso de Acolhimento com Classificação de Risco, na Unidade Básica de saúde Roberval de Moura.

O treinamento e direcionado para os profissionais de nível médio e superior que trabalham nas Unidades de Saúde da prefeitura. Com uma carga horária de 10 horas, o curso tem por objetivo aprimorar o acolhimento e recepção nos setores, melhorando a identificação e classificação dos riscos para os pacientes e as prioridades e condutas a serem adotadas. Organizar a fila de espera, garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado, informar o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares sobre o tempo provável de espera, são algumas das atividades a serem desenvolvidas nas unidades de saúde.

A titular da pasta, Maria dos Remédios (Lili Portela), informou que o conteúdo deste curso de capacitação dos servidores teve como objetivo aprofundar os procedimentos do ACCR possibilitando que as equipes possam fazer a correta classificação dos pacientes, conforme a gravidade. “As ações de acolhimento e classificação de risco, abordadas durante o curso, devem ser implantadas na rotina das unidades básicas de saúde do nosso município, o nosso objetivo é aperfeiçoar mais e mais esse atendimento, pois o acolhimento, como primeiro procedimento direto ao paciente, é importante para a obtenção de bons resultados no processo do diagnóstico e medidas adequadas que deverão ser tomadas”, disse a secretária.

A secretaria afirmou ainda que o acolhimento traduz-se na recepção do usuário nos serviços de saúde pública, desde a sua chegada à Unidade, ouvindo suas queixas e permitindo que ele expresse suas preocupações.

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