Matéria > Saúde

Realizado Com Sucesso o Dia D da Vacinação Anti-Rábica em Paquetá do Piauí

  • 25/03/2019
  • Marcos
  • 242
PMSP-IMG-40e0838868581fea5c0.png
Messias Produções

Proprietários de cães e gatos atenderam ao chamado da Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, por intermédio da Secretaria de Saúde, que mobilizou seus técnicos para garantir a vacinação dos animais de estimação. Durante toda a manhã desse sábado, (23/03), no “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, dezenas de animais foram imunizados. O objetivo é prevenir a circulação do vírus, eliminar a raiva humana e controlar a raiva animal.

A data marcou a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode ser transmitida para qualquer animal e humano. De a acordo com a titular da Pasta, Maria dos Remédios (Lili Portela), o serviço foi disponibilizado gratuitamente para toda a população. “Hoje realizamos o ‘Dia D’ de vacinação, e graças ao empenho e dedicação de nossos profissionais, tudo ocorreu conforme o esperado, e agora, vamos seguir com a programação na zona rural do município. Lembrando que animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose”, ressaltou a secretária.

A raiva é uma doença causada por um vírus (Rhabdovírus), se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, onde também se multiplica. A forma de transmissão da doença é por contato direto para o ser humano, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambida de cães, gatos ou outros mamíferos, como morcegos e macacos infectados. A ação da vacina é justamente a prevenção da doença, que causa lesão no sistema nervoso do animal e é extremamente letal.  

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!