Matéria > Saúde

Paquetá do Piauí realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

  • 04/04/2019
  • Marcos
  • 375
PMSP-IMG-c04f034faa5e5ba8b16.png
Messias Produções

A VI Conferência Municipal de Saúde, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Paquetá do Piauí, foi realizada nesta quarta-feira, 03 de abril, na quadra poliesportiva Francisco Rodrigues da Silva. Com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do SUS no município, o TEMA da Conferência este ano foi: “Paquetá em Defesa do SUS e da Democracia”. Logo pela manhã, a secretária de Saúde, Maria dos Remédios, realizou a abertura da conferência, que também contou com presenças de representantes do poder executivo e legislativo municipal, secretários (as) municipais, moradores, representantes de Igrejas e servidores da saúde, e um total aproximadamente de 150  congressistas.

Durante todo o dia, estavam reunidos dezenas de delegados, entre conselheiros de saúde municipal, entidades representativas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos trabalhadores e dos gestores/prestadores, além de movimentos sociais. Temas como “Paquetá em Defesa do SUS e da Democracia” (Maria da Conceição Portela); “Diagnóstico de Saúde do Munícipio” e “Consolidação do SUS” (Virginia Gonçalves); “Saúde como Direito” (Lorena da Rocha) e “Financiamento do SUS” (Ytallo Rangell) foram apresentados e debatidos com os presentes.

A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como elegeu os delegados que representarão Paquetá do Piaui. A participação da população paquetaense foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).

 “A Conferência de Saúde é a expressão máxima da participação da população, processo no qual a comunidade se reúne, discute e delibera coletivamente ações que visam a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos a população. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir isso e elaborar propostas neste sentindo e que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa cidade é prioridade e com certeza nosso principal compromisso”. Afirma a secretário de Saúde.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!