Matéria > Saúde

Em combate ao Aedes aegypti, secretaria de saúde promove mutirão de limpeza em Paquetá do Piauí

  • 08/07/2019
  • Marcos
  • 275
PMSP-IMG-615cbb2a5f85cba9198.jpg
Messias Produções

Na manhã desta segunda-feira, 08 de Julho, foi realizado, nas principais ruas e avenidas de Paquetá do Piauí, mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e contou parceria das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Administração, Coordenação de Esportes, Conselho Tutelar e Câmara de vereadores, além da sociedade em geral. O ponto de concentração de inicio das atividades foi na sede da Secretaria de Saúde.

Na ação, as equipes de agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde percorreram vários bairros da cidade, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas dos mosquitos e conscientizando a população. “Para cada pessoa que participou do mutirão foi entregue um par de luvas e sacos para armazenar os materiais recicláveis e outros rejeitos. O caminhão da limpeza fez a coleta dos descartes, enquanto os profissionais recolheu o lixo”, disse Maria dos Remédio (Lili Portela).

Os profissionais também realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria na residência para evitar a proliferação e extinguir possíveis viveiros de mosquitos. As ações de monitoramento e enfrentamento ao mosquito também acontecem na zona rural do município.

O secretário de Saúde, Marcos Valério, disse que a ação tem como objetivo detectar e eliminar focos do mosquito Aedys Aegypti, transmissor da Dengue, além de conscientizar a população na prevenção. “O combate ao Aedes aegypti é uma tarefa de todos, cada um tem a sua responsabilidade no controle e no combate as doenças causadas pelo mosquito. O poder público faz a sua parte, mas é importante que toda a população se envolva nas atividades preventivas”, finalizou o secretário.   

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!