Matéria > Administração

Solenidade marca abertura do Projeto Rondon em Paquetá do Piauí

  • 15/07/2019
  • Marcos
  • 358
PMSP-IMG-fe71e4f631d53c6961f.jpg

As atividades referentes ao Projeto Rondon no município de Paquetá do Piauí tiverem início na manhã desta segunda-feira, 15 de julho. Os alunos e professores rondonistas, juntamente com os membros da gestão municipal e comunidade em geral, participaram da solenidade de abertura do projeto e um café da manhã, na Unidade Escolar Geraldino Clevis.

A Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí juntamente com a Secretaria de Educação e com as demais pastas, estão ofertando toda a logística e suporte necessário para que os rondonistas possam realizar suas atividades até o dia 25 de julho, onde culminará com o encerramento do projeto.

A solenidade iniciou com o credenciamento dos participantes. Logo em seguida, as autoridades políticas do município e representantes de grupos sociais, foram convidadas a comporem a mesa de honra. Após este ato, todos ficaram de pé para cantarem o hino nacional brasileiro e municipal.

Os gestores presentes na solenidade, como o secretário de educação, José Diomar, supervisora de ensino, Rejane Albano, e o representante das comunidades quilombolas, Naldinho, deram as boas-vindas aos rondonistas.

Os professores Ana Maria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Luciano Mendes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP - ESALQ) falaram representando os demais professores que estão acompanhando os alunos. Na ocasião, apresentaram à comunidade um vídeo sobre o Projeto Rondon. A professora Ana Maria, falou sobre o objetivo do projeto para os alunos e para a cidade, como também, estende o convite para que toda população participe das ações.

“Viemos na expectativa de aproximarmos os alunos da realidade do Brasil, queremos que o aluno tenha aqui uma sala de aula viva em realidades. Saímos da universidade com o conteúdo teórico, mas a aplicação desse conteúdo é que faz a diferença para a sociedade. Eles vêm com a expectativa de contribuir com a comunidade no sentido de compartilhar os conhecimentos que eles têm. O objetivo do Rondon é de ambas as partes de se ajudarem, comunidade e alunos. Convido todos para participarem das diversas atividades”, externou a professora.

Conversamos com o Tenente Coronel Marcelo Martins da Força Aérea Brasileira e também representante do Ministério da Defesa, sobre a atuação das forças armadas neste processo do Projeto Rondon nos municípios.

“O Ministério da Defesa lança o apoio das forças armadas, como quartéis, polos marítimos e força aérea. E para isso, em cada região que o Projeto Rondon está ocorrendo, se utilizam dos quartéis, unidades das forças armadas de cada região. Com isso, estão dando o apoio direto e a logística necessária para essa operação. 12 municípios do Piauí estão recebendo essa operação João de Barro, sendo eles, Paquetá; Dom Expedito Lopes; São José; Inhuma; Cajazeiras; Santa Rosa; Novo Oriente; Arraial; Francisco Ayres; Várzea Grande; Barra da Alcântara e Francinópolis”, explicou o coronel.

A assessora jurídica da educação de Paquetá do Piauí, Enedina Albano, destacou qual é a expectativa para a realização das ações dos rondonistas no município. Também explica como está funcionando a logística e organização ofertada aos estudantes e professores.

“Nossas expectativas são as melhores, tendo em vista que nós estamos muito preparados para receber e promover todas as formas de aprendizado no município e proporcionar todo o espaço necessário para que eles desenvolvam as atividades. A Prefeitura através das secretarias está ofertando toda a parte de infraestrutura e financeira. A Secretaria de Educação tem encampado esse projeto no município, no sentido de receber e organizar tudo para eles”, disse Enedina Albano.

Além das autoridades políticas apresentadas na matéria, estiveram presentes outros representantes da gestão municipal, como, secretários de saúde, agricultura, esportes, vereadores e funcionários da prefeitura municipal.

Veja cronograma do Projeto Rondon em Paquetá do Piauí!

Dia 16 (terça-feira)

Manhã e Tarde  - Pai Amaro;

Manhã e Tarde – Retiro;

Noite - futebol em Paquetá;

Dia 17 (quarta-feira)

Manhã e Tarde  - Canabrava;

Manhã - Lagoa do Tucano;

Tarde – Paquetá (colégio municipal, no centro);

Noite - São João (programa pro criança);

Dia 18 (quinta-feira)

Manhã e tarde  - Custaneira;

Manhã - São Rafael;

Tarde - Ponta da Serra;

Noite - futebol em Paquetá;

Dia 19 (sexta-feira)

Manhã e Tarde – Paquetá;

Manhã e Tarde –Tiradentes;

Noite - futebol em Paquetá;

Dia 20 (sábado)

Manhã – Retiro;

Manhã – Angical;

Dia 22 (segunda-feira)

Manhã e tarde - Lagoa do Tucano;

Manhã e tarde - Pai Amaro;

Noite - Cine sessão ou debate – Paquetá.

Dia 23 (terça-feira)

Manhã e tarde – Canabrava;

Manhã e tarde – Paquetá;

Noite - Cine sessão ou debate Paquetá.

Dia 24 (quarta-feira)

Manhã - Ponta da Serra;

Tarde - São Rafael;

Manhã e tarde - Custaneira;

Noite - coral teatro (IFPI) – Paquetá.

Dia 25 (quinta-feira)

Manhã e tarde - Paquetá (sede).

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!