Matéria > Saúde

Prefeitura de Paquetá do Piauí realiza mutirão de combate à dengue na zona rural

  • 17/07/2019
  • Marcos
  • 302
PMSP-IMG-fc9938454bd503d0f89.png

A Secretaria Municipal de Saúde, órgão ligado a Prefeitura, vem intensificando o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika no município, tanto na zona urbana quanto nas comunidades da zona rural. E na manhã desta quarta-feira (17/07) foi a vez de desenvolver o trabalho de orientação, entrega de panfletos, visitas domiciliares de casa em casa para inspeção de possíveis focos da dengue e recolhimento do lixo na localidade Angical.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcos Valério, as ações de combate à dengue vêm sendo realizadas constantemente no município. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença, o nosso objetivo, que une todos os profissionais de saúde e parceiros, é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade para evitar ou eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, ressaltou.

Durante as visitas domiciliares, agentes de endemias identificaram focos de dengue e de imediato entrou em ação para o devido combate e prevenção aos danos causados pelo mosquito. A comunidade pode ser um grande agente nesse combate à dengue. Para isso é preciso que não deixe água parada, as paredes internas de caixas d´água devem ser lavadas com bucha e sabão, assim como poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros, além de não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas, colocando areia fina até a borda do pratinho, dentre outras medidas. 

A dona de casa, Maria de Jesus, 47 anos, disse que é de grande importância o mutirão, pois orienta as famílias a forma correta de se combater o mosquito. “É muito bom, eu já conheço o risco da dengue, mas tem muitas pessoas que não conhecem e não dá a mínima importância, enquanto aqui meu esposo lava as caixas e  limpa tudo,  tem muitos que não fazem isso, o correto seria  cada um fazer  a  sua parte,, o poder público está fazendo  a  sua”, finalizou.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!