Matéria > Saúde

Dia D de vacinação contra o sarampo movimenta postos de saúde em Paquetá do Piaui

  • 15/02/2020
  • Marcos
  • 37
PMSP-IMG-138fe8465a017650e9e.png

Dezenas de pessoas procuraram as unidades de saúde em Paquetá do Piauí, tanto na zona urbana como na zona rural, neste sábado (15) em busca da vacinação contra o sarampo, que nesta fase visa imunizar pessoas com idade entre 5 e 19 anos. O atendimento especial no fim de semana acontece por causa do chamado "Dia D", que é promovido pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.

Quando soube da campanha a dona de casa Cleomar Pereira correu para o posto mais próximo de casa, no centro da cidade, para vacinar a pequena Isabel de Moura. “É muito importante a vacinação, até para proteger nossos filhos. A gente vê noticiando diariamente que o sarampo pode matar então a melhor forma é imunizar, por isso não deixo atrasar nenhuma vacina dos meus filhos”, contou.

A campanha teve início na última segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O Ministério da Saúde informou que 30 dias após a primeira dose é necessário retornar para receber a segunda dosagem. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa imunizar-se novamente. Vale ressaltar que quem perdeu o cartão de vacina e não se lembra de ter tomado a dose também precisa procurar uma unidade para se imunizar.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave e pode ser fatal e se caracteriza por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios. É uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias.

Facebook
Instagram