Matéria > Saúde

Saúde faz capacitação para professores da rede municipal e estadual de educação

  • 14/03/2020
  • Marcos
  • 227
PMSP-IMG-22a398ce271921fab58.png

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, na tarde dessa sexta-feira, 13/02, uma capacitação sobre direitos sexuais e reprodutivos, incluindo sugestões de atividades e metodologias que visem a redução da gravidez na adolescência e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e Aids, com conteúdos adequados às séries escolares. O curso realizado na Universidade Escolar Geraldino Clevis foi direcionado aos coordenadores, diretores e professores da rede municipal e estadual de ensino de Paquetá do Piauí.

A atividade fez parte das ações referentes a edição 2017/2020, do SELO UNICEF e um dos objetivos é fazer com que o professor aborde o tema na sala de aula de modo conscientizador e imparcial, aumentando a integração entre a comunidade escolar e os pais dos alunos, além de produzir material educativo de acordo com a faixa etária.

Segundo Karla Polyana, gerente das unidades básicas de saúde, é importante que o professor não apenas domine o conteúdo programático da matéria que é responsável, mas que também tenha conhecimento específico das disciplinas curriculares e habilidades para inserir temas que fogem à especificidade com a qual está habituado a lidar. "Dessa forma, poderão ajudar na ação preventiva nas escolas e na diminuição da incidência de DST e HIV na população de jovens e adolescentes, bem como diminuir a gravidez precoce”, completa.

A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras Karla Polyana, Conceição Portela e Fabiana Custodio, a fisioterapeuta Virgínia Portela e a nutricionista Lorena Barros. O Secretário Municipal de Saúde, Marcos Valério, comenta que o curso é mais uma atividade integrativa. “Queremos que os professores tenham mais habilidade para lidar com nossas crianças e adolescentes, em questões referentes à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Nosso principal objetivo é a prevenção”, afirma o secretário.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!