Matéria > Saúde

Secretaria de Saúde irá realizar Busca Ativa para identificar pessoas com Covid-19

  • 11/06/2020
  • Marcos
  • 247
PMSP-IMG-ce8e5e604f1d87b8dbb.png

O município de Paquetá irá realizar as ações do Programa Busca Ativa para identificar as pessoas que estão com Covid-19. A primeira iniciativa aconteceu na manhã desta quarta-feira (10/06), na câmara de vereadores, onde a gestão e os profissionais de saúde se reuniram para discutir e planejar a execução do programa. “O objetivo da ação é Identificar e acompanhar pessoas contaminadas pelo Sars-Cov-2 (novo coronavírus). A ideia é não esperar que os casos cheguem as unidades de saúde ou hospitais, mas ir em busca deles”, ressaltou Marcos Valério, secretário de saúde.

Os Agentes Comunitário de Saúde irão fazer um levantamento, através de visitas domiciliares, identificar se existe pessoas com os sintomas da Covid 19 ou que tiveram contato com alguém positivado. O rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes a fim de identificar pacientes que estão com o vírus e assim realizar o acompanhamento através das equipes de saúde.  A ação é uma parceira da Prefeitura de Paquetá com o Governo Estadual, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAPI).

Aqueles possíveis pacientes positivados nos testes, serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora COVID-19. Atualmente, Paquetá não registrou nenhum caso confirmado. Até o momento realizamos 26 testes e todos deram negativos. A reunião foi conduzida pelo Secretário de Saúde, Marcos Valério, com a colaboração da coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Jakellynne Nunes e representante a Vigilância Sanitária, Edinalva da luz e contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes das Endemias.

 

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!