Matéria > Saúde

Paquetá: Equipes de saúde realizam busca ativa de casos da COVID – 19

  • 12/08/2020
  • Marcos
  • 171
PMSP-IMG-c7ad45ba8994722b360.png

A Prefeitura Municipal de Paquetá, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) vem realizando o Programa Busca Ativa Covid-19 no município. O objetivo do programa é identificar precocemente as pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus, ampliar a oferta de testes rápido. permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.

A Secretaria de Saúde tem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) cadastrada no programa. A UBS cadastrada é a Roberval de Moura, localizada no centro da cidade e conta com três profissionais de saúde (medico, enfermeiro e uma técnica em enfermagem), testes rápidos e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para realização dos exames. Os testes são realizados nos pacientes sintomáticos e nos contatos domiciliares.

“Durante a ação a equipe de profissionais com equipamentos de proteção individual (EPIs) realizam testes rápidos para a identificação de possíveis casos da Covid-19, pessoas que estavam assintomáticos ou não identificados ainda. Dessa forma, é possível fazer o isolamento e rastrear os casos confirmados, fazendo com que se diminua o índice de transmissibilidade”, ressaltou o secretário municipal de saúde, Marcos Valério.

O prefeito Thales Pimentel preocupado com o aumento do número de casos em todo o estado aderiu ao programa e ressaltou a importância do mesmo. “O programa Busca Ativa é uma arma a mais no combate à Covid 19 em nossa cidade, e essas visitas domiciliares aos moradores é muito importante para que as equipes de saúde possam fazer a testagem, só assim, continuaremos a trabalhar fortemente na prevenção e disseminação do novo coronavírus”, disse.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!