Matéria > Saúde

Profissionais de saúde da linha de frente no combate à Covid-19 começam a ser imunizados em Paquetá

  • 21/01/2021
  • Marcos
  • 182
PMSP-IMG-8f91d5bdc4c41a447e3.png

A Prefeitura de Paquetá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta quinta-feira (21) a campanha de imunização contra a Covid-19. Oito pessoas foram escolhidas como as primeiras a receber a dose da vacina, tendo início pela técnica em enfermagem Zura Raquel Gonçalves dos Santos. Ela tem 25 anos, é servidora da Unidade Básica de Saúde Roberval de Moura e atua na linha de frente no combate a Covid 19.

De acordo com a técnica em enfermagem, o trabalho durante esses meses de pandemia foi difícil, mas agora, com a vacina, Zura tem esperanças de dias melhores. “Tivemos muito medo no início, uma mistura de sentimento”, conta. “Eu espero que o maior número possível de pessoas consiga ser imunizados e possamos voltar a nos abraçar”, disse.

A primeira dama do município Yara Portela destacou a esperança de em breve ter mais doses da vacina. “Parabéns a todos os profissionais da saúde pela garra e com certeza em breve teremos números maiores de doses para atender a todos nós paquetaenses que estamos esperançosos”, afirmou Yara.

Na solenidade, também recebeu imunização a enfermeira Conceição Portela. Ela atua na equipe e é responsável pela unidade de saúde. “Hoje tomei minha dose de vacina Coronavac do Instituto Butantan. Meu sentimento é de gratidão e agradecimento à Deus, a ciência e ao SUS. Gratidão pela oportunidade e pelo trabalho desempenhado ao longo desses 11 meses de pandemia. Agradecimento a essa política pública que é o SUS, que apesar de todos os viés, vivência no seu contexto, dificuldades políticas, operacionais e financeiras. Contudo, tem se mostrado na prática efetivo e eficaz na condução das ações e serviços e principalmente na produção de Imunobiológicos responsáveis pela quebra da cadeia de transmissão”, afirma.

Os demais grupos prioritários serão atendidos gradualmente, conforme o envio das vacinas à Cidade. “Na medida em que os novos lotes forem chegando ao município, serão verificados os quantitativos e haverá a ampliação do público-alvo, respeitando o grupo prioritário”, frisou o secretário municipal de saúde, Marcos Valério.

Segundo o Ministério da Saúde "o objetivo primário da vacinação contra a covid-19 é a preservação da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e a proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença." Por isso, o grupo prioritário segue a seguinte ordem:

  • Trabalhadores da saúde
  • Pessoas Institucionalizadas:
  • Idosos e Deficientes
  • Pessoas Idosas
  • Povos e comunidades tradicionais
  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanente Pessoas em situação de rua
  • População privada de liberdade
  • Trabalhadores de serviços essenciais 
Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!