Matéria > Saúde

Secretaria de Saúde divulga cronograma de Vacinação para pessoas com comorbidades em Paquetá

  • 30/05/2021
  • Marcos
  • 232
PMSP-IMG-0908213911e2df263b6.png

Com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid 19, a secretaria Municipal de Saúde divulgou o cronograma para imunização das pessoas com comorbidades. Para participar da vacinação prioritária as pessoas devem comprovar a condição de risco (comorbidade), conforme recomendações do Plano Nacional de Operacionalização (PNO), com apresentação de exames, laudo médico, prescrição médica, entre outros documentos. São 22 as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra o novo coronavírus, entre elas obesidade mórbida, diabetes, insuficiência cardíaca, síndrome de Down, doenças cardiovasculares e doenças renais crônicas.

Na última segunda-feira 24/05, iniciamos a vacinação para Pessoas com Síndrome de Down e autismo, a partir de 18 anos de idade. Na última quarta-feira (26/05) foi a vez de iniciar das pessoas com obesidade, com idade entre 50 e 59 anos. 

Os grupos prioritários serão vacinados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Paquetá e Pai Amaro.O secretário de Saúde, Marcos Valerio, explicou que as pessoas  que tiverem acamadas ou com dificuldade de locomoção e não puder comparecer nos locais de vacinação, as dosagens serão realizadas  normalmente nas residências. 

Lista de comorbidades -São consideradas como comorbidades: Diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; e cirrose hepática.

"As pessoas que fazem parte dos  prioritários devem procurar o agente comunitário de saúde de sua área ou agendar na Unidade Básica de Saúde da qual faz parte. Assim como também aqueles que não possuem comprovação de tal Comorbidade deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde para avaliação e consulta médica", disse Marcos Valério.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!