Matéria > Educação

Educação de Paquetá do Piauí promove palestra de conscientização da preservação do Meio Ambiente

  • 04/07/2021
  • Marcos
  • 195
PMSP-IMG-7d75526399389492402.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de Paquetá do Piauí promoveu nesta sexta-feira, 02 de julho, na Unidade Escolar Nossa Senhora dos Remédios, localizada no Povoado Pai Amaro, uma Palestra Educativa de Conscientização da Preservação do Meio Ambiente.

O evento contou com o apoio total do prefeito Thales Coelho Pimentel e da Secretária de Educação, Mariana Albuquerque Leite Portela, e ainda, com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e demais secretarias municipais.

A palestra teve como tema “Reciclando o Lixo para Preservar o Planeta!” e o lema “Reduzir, reutilizar e reciclar são pequenas atitudes que salvam o planeta”. O principal objetivo do evento foi conscientizar os educandos e a comunidade sobre a importância da reciclagem promovendo atitudes que ajudam na preservação do meio ambiente.

“A gestão da escola juntamente com todo corpo docente tem a preocupação de explanar temas e conscientizar os educandos voltados para os problemas ambientais mais frequentes no povoado. Sendo assim, haverá uma minimização desses problemas no povoado e essa conscientização se expandirá através da educação para todo o município e para diversos lugares”, destacou a representante da Secretaria de Educação, Cláudia Japiassú.

A palestra teve como palestrante o professor Miguel de Sousa Lima (Técnico Agrícola), e foi direcionada para alunos do 5º ao 9º Ano e professores.

Participaram também da palestra o diretor da instituição, José Acelino de Moura, e com a participação de representantes das secretarias: Educação: Maria Cláudia Japiassú Carvalho; Meio Ambiente: Maria Valdênia Pereira dos Santos Barbosa (Coordenadora da limpeza pública do Povoado Pai Amaro; Secretaria de Agricultura: Michele da Conceição Costa (Técnica em Agropecuária).

O palestrante chamou atenção para a importância da reciclagem como forma de redução no consumo de materiais, economia e desperdício, diminuição do lixo ambiental.

Durante a palestra houve interação entre os convidados e o palestrante, fazendo questionamentos dos problemas ambientais do povoado relacionados ao lixo. A Coordenadora Valdênia mostrou-se bastante empenhada com o seu trabalho e orgulhosa da sua função, pois observa todo percurso que faz no povoado se realmente está ausente de lixo. Também valorizou muito os trabalhos de reciclagem confeccionados pelos estudantes e professores.

As representantes das secretarias se disponibilizaram para envolvimento intersetoriais no que necessitarem, pois a parceria dos órgãos municipais tornam qualquer trabalho bem-sucedido.

A direção informou que a palestra estava programada para Semana do Meio Ambiente comemorada em junho, mas devido casos de COVID-19 de alguns professores e da quarentena que cumpriram, só foi possível acontecer no dia 02 de julho.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!