Matéria > Saúde

Paquetá do Piauí é a 22ª cidade do Piauí onde a população tem mais acesso aos serviços de saúde

Para a gestão, essa excelente colocação alcançada mostra que o município paquetaense está cumprindo as metas preestabelecidas pelo Ministério da Saúde
  • 03/10/2021
  • Marcos
  • 128
PMSP-IMG-8be832d06664171cf54.png

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (01), os resultados referentes ao segundo quadrimestre de 2021 dos Indicadores do Programa Previne Brasil que mede o acesso das populações dos municípios ao atendimento nas unidades de saúde do Brasil.

E a Secretaria Municipal de Saúde e Paquetá do Piauí, com um aproveitamento de 73,90%, foi destaque figurando na 22ª colocação entre as entidades dos 224 municípios piauienses no que diz respeito ao número de pessoas acompanhadas pelos serviços de saúde, em especial aqueles que recebem benefícios sociais, crianças e idosos.

O secretário municipal de Saúde de Paquetá do Piauí, Marcos Valério, frisou que esse excelente resultado conquistado pelo município paquetaense significa que a cidade está cumprindo as metas preestabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“Hoje Paquetá do Piauí está ocupando o 22º lugar e isso indica que nós estamos no caminho certo, que o trabalho que a gente vem fazendo está trazendo bons resultados e isso graças ao trabalho interprofissional, ou seja, a junção de toda equipe: Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Equipe da Estratégia da Saúde da Família, Gestão e Coordenação”, pontuou o secretário de Saúde.

Marcos Valério também destacou que essa 22ª colocação, em relação aos municípios do Piauí onde a população tem mais acesso a saúde, é fruto do esforço diário e do trabalho de toda uma equipe que se reúne a cada quatro meses para avaliar os indicadores procurando saber o que está bom e onde precisa ser melhorado.

“A gente faz uma reunião geral com todos os profissionais para poder está conversando sobre os indicadores e além dessa reunião, a cada quatro meses, temos também as reuniões mensais de cada Estratégia Saúde da Família para saber como está o trabalho”, completou o secretário de Saúde de Paquetá do Piauí.

De acordo com o Ministério da Saúde o Previne Brasil, que é o primeiro do novo financiamento da Atenção Primária, foi implantado no ano de 2020 e o programa alterou a forma de repasse de valores aos municípios, que se dá a partir de três critérios: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

“O objetivo do Previne Brasil é aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil. Os recursos incentivam a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua (atendimentos médicos feitos para população em situação de rua), entre outros de grande importância ao cuidado da saúde da população brasileira”, informa o Ministério da Saúde em seu site.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!